Terceirização Financeira da sua empresa – por onde começar?

startlawoficial | 6 de May de 2022

Entenda quais são os benefícios e os caminhos a serem percorridos para terceirizar as demandas financeiras da sua empresa e usar isso a favor de seu crescimento.

Terceirização financeira

Pelo começo: o que é terceirização financeira? 

Talvez você já tenha ouvido falar de terceirização financeira por “BPO” (Business Process Outsourcing). E o que isso significa? Significa a delegação de diligências financeiras de um negócio a um profissional ou empresa especializada na prestação deste serviço. 

A terceirização deste serviço viabiliza uma dinâmica mais tranquila e especializada para este segmento tão delicado. 

A proposta, portanto, é trazer a facilidade financeira, fazendo o controle de receitas e despesas, fluxo de caixa e plano de contas, agendamento de contas a pagar, emissão de boletos e notas fiscais, gestão de documentos, conciliação bancária, gestão de contratos e direcionamento financeiro.  

Todas as atividades listadas acima demandariam a manutenção e desenvolvimento de um departamento interno robusto que fosse capaz de contemplar todas essas atividades. Hoje, essa não se mostra a alternativa de maior viabilidade para as empresas. 

Sobretudo para empresas de médio e pequeno porte, vê-se a terceirização de atividades especializadas, como o BPO financeiro,  como um fator de altíssima relevância na visão estratégica. Isto  porque proporciona a redução de custos de operação, haja vista a dispensa de contratação de colaboradores para atender à demanda, e estimula seu crescimento. 

Antigamente, era mais comum ouvirmos falar de terceirização de atividades de baixa complexidade: segurança privada, limpeza, entre outros, as chamadas atividades fim. Levantamentos recentes indicam, no entanto, que a cada dia mais empresas têm focado em terceirizar atividades de alta complexidade, as atividades meio, justamente pela alta performance de prestadores de serviço que têm como foco estes objetos. 

 

Como funciona o BPO Financeiro? 

Como já foi mencionado, o outsourcing financeiro atende inúmeras demandas que tradicionalmente seriam realizadas por uma equipe interna de colaboradores como: 

  • Controle de receitas e despesas;
  • Fluxo de caixa e plano de contas;
  • Agendamento de contas a pagar;
  • Emissão de boletos e notas fiscais; 
  • Gestão de documentos;
  • Conciliação bancária;
  • Gestão de contratos;  
  • Direcionamento financeiro;

É de alta relevância destacar que o BPO Financeiro não se equivale a uma consultoria financeira, que dá o caminho a ser seguido. O BPO Financeiro, em verdade, executa as tarefas, não somente instruindo como fazê-las. 

Para que isso funcione, a empresa prestadora deste serviço dependerá da recepção recorrente de documentos e informações financeiras completas da contratante. A viabilização desta dinâmica dependerá, portanto, de colaboração ativa do negócio que se valer desse serviço. 

Deste modo, apesar da terceirização do serviço, é de extrema relevância a conexão constante entre ambas as partes envolvidas. Ao contratar uma empresa de confiança e devidamente competente para o serviço, não há dúvidas de que haverá a devida instrução sobre como e quando proceder com essa colaboração.  

Por outro viés, quando falamos do lado do prestador deste serviço, o que esperar? Hoje, as expectativas do mercado são que o BPO Financeiro forneça, além de um know-how financeiro altamente especializado, um aparato tecnológico consistente e funcional para atender às necessidades de seus clientes. 

 

Por onde começar? 

Bom, quando estamos diante de um empreendimento que demanda uma estrutura financeira, existe um caminho básico a ser percorrido.Sem dúvidas, o começo dessa estruturação deverá partir das questões menos complexas, para progressivamente atingir as de maior complexidade. 

Mas o que é o básico? 

Primeiro passo: tenha um sistema que tenha funcionalidades que atenda às demandas da sua empresa.  

Segundo passo: desenvolva um plano de contas, subdividindo-o em categorias (receitas, despesas, conta) que se adequem à realidade do seu empreendimento.  É de suma importância que esse plano de contas seja minuciosamente definido. Isso viabiliza a visualização clara e facilitada de problemas e soluções. 

Terceiro passo: com o sistema instalado e um plano de contas desenvolvido, inicia-se a etapa de execução desse plano, portanto. Ou seja, será necessário o registro, controle e monitoramento de todas as atividades e processos financeiros pertinentes ao negócio (contas a receber e contas a pagar). É imprescindível que seja estabelecido um fluxo de trabalho redondo e diário em torno disso para que a contratação de um BPO Financeiro seja devidamente viabilizado. 

 

Você já ouviu falar da PROOS? 

A STARTLAW, lawtech que tem como objetivo consolidar as ideias que transformam o mundo e descomplicar a vida do empreendedor, investiu na fintech PROOS, que se responsabiliza pela organização financeira das empresas de pequeno e médio porte com soluções de tecnologia e consultoria no modelo BPO. 

O objetivo a longo prazo da STARTLAW é a criação de soluções financeiras a fim de descomplicar a vida do empreendedor com o auxílio da tecnologia em diversos segmentos. 

Já especializados em tecnologia jurídica necessária para a profissionalização das fases dos negócios, com a utilização de métodos inovadores de controle e entregas inteligentes, buscam, agora, com o investimento na PROOS, trazer a facilidade financeira, fazendo o controle de receitas e despesas, fluxo de caixa e plano de contas, agendamento de contas a pagar, emissão de boletos e notas fiscais, gestão de documentos, conciliação bancária, gestão de contratos e direcionamento financeiro. 

A STARTLAW é comprometida com uma cultura de melhoria contínua, trazendo soluções incorporadas a uma plataforma de fluxo de trabalho, alinhada com análise e inteligência artificial (IA), algo que tem semelhança com o proposto pela PROOS. 

A parceria agregará muito na experiência do cliente final das empresas, já que o know-how das duas startups será expandido, beneficiando todos os stakeholders das operações. 

Empreendedor que precisa de apoio para escalar o seu negócio? Entre em contato: [email protected] / [email protected]

startlawoficial