Start Blog

Plataforma para Loja Virtual: melhor, mais completa e segura.

As vantagens de iniciar um comércio pela internet são muitas. A praticidade, baixo investimento inicial, baixo custo de manutenção e a possibilidade de alto alcance de público, são algumas delas. 

Ao longo dos últimos anos, muitos empreendedores têm investido no e-commerce como maneira de remodelar ou, até mesmo, iniciar seu próprio negócio. Outros, no entanto, já têm seu comércio online através de redes sociais ou plataformas de marketplace, mas sentem que esses formatos não se adequam totalmente ao modelo ou abrangência que desejam para seus negócios. 

Como uma forma inicial, podemos dizer que vender através das redes sociais fortalece seu e-commerce e ajuda a angariar clientes. Mas a médio e longo prazo, tendo maior alcance e clientela, utilizar apenas as redes sociais como canal de venda pode trazer certa insegurança ou transmitir pouco profissionalismo ao consumidor. 

Optando por uma plataforma de marketplace, o empreendedor consegue maior abrangência e confiabilidade, porém é necessário arcar com taxas e comissões cobradas por essas plataformas, o que, dependendo do negócio, pode gerar custos extras que precisarão ser adicionados ao preço final de seus produtos, fortalecendo a concorrência que não utiliza desses serviços.

Dentro desse contexto, a plataforma para loja virtual aparece como opção para os lojistas que desejam criar seu próprio ambiente de divulgação e venda digital. A seguir, falaremos um pouco mais sobre o que são, como funcionam e como as plataformas de loja virtual podem ser utilizadas para profissionalizar seu e-commerce.

O que uma plataforma para loja virtual precisa ter?

 

Para responder a essa pergunta, primeiramente vamos falar do que se trata uma plataforma para loja virtual. Ela é, basicamente, como se fosse o imóvel onde fica seu ponto comercial na internet. Porém, diferentemente do que ocorre nas plataformas de marketplace, este espaço não é compartilhado com outras marcas. A plataforma para loja virtual possibilita a criação de um espaço personalizado, desenvolvido e projetado diretamente para cada modelo de e-commerce. 

Assim como no mundo físico, na internet também precisamos de um espaço. Ainda que este espaço seja virtual,  é através dele que nos comunicamos e transitamos pela rede. Ao pensar em comercializar produtos ou serviços na internet, precisamos ter em mente qual ‘espaço’ utilizaremos para isso.

Sendo assim, caso o empreendedor decida que chegou o momento de ter um espaço só seu, ele precisará de uma plataforma para loja virtual para estabelecer seu e-commerce. 

Hoje em dia existem no mercado diversas plataformas onde você pode estabelecer sua loja virtual e para escolher a mais adequada para seu orçamento e modelo de negócio, é preciso avaliar criteriosamente alguns pontos chave. Mas em termos gerais, é necessário ter em mente que uma boa plataforma para loja virtual, deve cobrir todo o processo de venda: desde o início, apresentando o catálogo dos produtos e serviços oferecidos, até a finalização do pagamento. 

É imprescindível também que contenha ferramentas gerenciais que possibilitem ao lojista formas de analisar o tráfego, elaborar relatórios de venda, organizar dados de clientes, entre outras. Desta forma, para escolher uma plataforma, devemos considerar aquela que contenha as ferramentas necessárias para iniciar e gerir toda a operação da loja virtual. 

Como escolher uma plataforma para loja virtual? 

Dentro da diversidade do mercado, para escolher a plataforma para loja virtual mais adequada, devemos considerar alguns pontos essenciais de operação. A seguir, listamos as funções principais de uma boa plataforma.

      1. Recursos de Layout

A identidade visual é o cartão de visitas da sua loja virtual. Em uma boa plataforma, é possível personalizar banners, cores, fontes, CSS, deixando a loja virtual com a ‘cara’ de sua marca. Além disso, construir um layout personalizado confere mais profissionalismo à sua loja e, por consequência, os clientes sentem-se seguros e confiantes em navegar e comprar pela página.

      2. Recursos de Integração

Nos bastidores, é preciso que sua loja virtual esteja instalada em uma plataforma que a mantenha integrada a monitores de tráfego web, como o Google Analytics, por exemplo. 

Para poder acompanhar e medir o desenvolvimento de sua loja, é fundamental que a plataforma permita ao lojista esse tipo de análise. 

      3. Recursos de Marketing

A plataforma escolhida para estabelecer sua loja virtual também precisa dispor de recursos para aplicar suas estratégias de marketing.  Ter a possibilidade de enviar e-mails promocionais, mensagens de recuperação de carrinhos de compra, entre outras, facilitam muito a vida do lojista e o planejamento de suas ações de marketing 

      4. Recursos de Vendas

Também é importante que a plataforma escolhida tenha condições de oferecer recursos para que o lojista aplique suas ações de venda. Como por exemplo, cupons de desconto, pesquisas de satisfação, programa de indicações, etc. 

       5. Canais de Venda

Ainda em relação às vendas, a plataforma para loja virtual também deve dispor de um canal de venda seguro que fará o link entre o produto escolhido e o pagamento final. De forma geral, a plataforma deve redirecionar de forma segura, o cliente à página de  pagamento.

      6. Recursos de Produtos 

Seus produtos são basicamente os protagonistas de sua loja virtual. Por isso, a plataforma deve oferecer uma boa gestão de catálogo e formas de o lojista organizar seus produtos e seu estoque, de maneira simplificada e organizada.

      7. Formas de Entrega

Sua loja virtual também precisará dispor dos meios de envio de seus produtos, de maneira clara e objetiva para seus clientes. Bem como de ferramentas que facilitem o controle e compartilhamento destes dados com as empresas de logística escolhidas. 

      8. Recursos de Pagamento

Por fim, mas não menos importante. Sua loja virtual deve oferecer a maior variedade possível de formas de pagamento aos seus clientes, apresentando-as de maneira direta e segura, permitindo a finalização da compra sem interferências para o cliente. 

Quais são as melhores plataformas de e-commerce do mercado? 

 

Segundo pesquisas recentes, dentre as melhores plataformas de e-commerce do mercado aparecem nomes como: Simplo7, que possibilita a criação de sua loja virtual de forma simples em segundos. Com ela, é possível fazer a criação de forma prática e com o melhor custo benefício. Sem programador e sem conhecimento técnico. Além disso, ela oferece recursos para facilitar a administração e venda. Procure a plataforma que mais se adeque ao seu negócio e, boas vendas! 

Veja mais artigos como este no Blog da D Loja Virtual!

 

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

KW: Plataforma para Loja Virtual

Slug: plataforma-para-loja-virtual

SEO Title: Plataforma para Loja Virtual: melhor, mais completa e segura 

Meta description: Está em busca de uma Plataforma para Loja Virtual? Saiba como escolher a melhor, mais completa e segura do mercado.

 

voltar

próximo