Elabore o seu contrato de prestação de serviços

Documento que formaliza o negócio jurídico firmado entre as partes.

Gerador de contrato de prestação de serviços

O que você encontrará nesse guia:

Clique no índice para navegar pelo conteúdo

Índice

O contrato de prestação de serviços tem se tornado cada vez mais recorrente, considerando a crescente de prestadores de serviços a cada ano, bem como pela maior diversidade dos serviços ora prestados.

Esse documento é indispensável, pois por intermédio deste se formaliza o objeto da prestação do serviço, a forma da sua remuneração, bem como obrigações e deveres das partes, garantindo maior transparência e segurança para as partes envolvidas.

O que é o contrato de prestação de serviços PJ

O contrato de prestação de serviços pode ser realizado entre pessoas física e jurídica, delimitando qual é o objeto do serviço a ser prazo, o seu prazo de duração, a forma de remuneração e demais especificidades da atividade a ser realizada pelo contratado.

Cuida-se de um documento que alinha as obrigações das partes envolvidas, bem como seus direitos e deveres. Em suma, serve para formalizar a relação entre as partes e, igualmente, estabelecer os devidos limites de cada.

Por intermédio do contrato que o contratante poderá examinar as condições e as expectativas do serviço a ser prestado, e, em contrapartida, o contratado se assegurará em relação a forma de execução e a previsão de ser remunerado para tal.

No Código Civil, a previsão da prestação de serviço está disposta nos artigos 594 a 609, apontando de forma explícita que os contratos sujeitos à leis trabalhistas não se enquadram como prestação de serviços.

Como funciona na prática

Toda a prestação de serviços, desde que não sujeita às leis trabalhistas ou a lei especial, será regulada pelo Código Civil e, consequentemente, formalizada por meio de um contrato.

No que se refere ao teor do contrato, as cláusulas e previsões são livres, mas desde que não haja desvio do objetivo do contrato e que esteja em conformidade com a legislação vigente. Do contrário, o contrato não possuirá validade jurídica.

Importância do contrato

Como ressaltado, a formalização do contrato inicialmente garantirá o modo que a parte contratada assumirá o compromisso objeto do contrato em compensação de uma remuneração já fixada.

Veja-se que se trata de um documento fundamental para quem presta o serviço não somente em razão do objeto e da remuneração, mas também para alinhar as promessas das partes, suas obrigações, a qualidade do serviço e eventual penalidade em caso de inadimplemento por quaisquer dos envolvidos na relação contratual.

Cláusulas típicas

As cláusulas a serem dispostas em contrato de prestação de serviços são muito particulares para cada tipo de serviço prestado, por exemplo: marketing digital, instalação de equipamentos, entre outros.

Contudo, existem cláusulas que são comuns em contratos desta natureza. São elas:

  • A qualificação das partes: identifica as partes envolvidas por meio de seus dados pessoais;
  • O objeto do serviço a ser prestado: deixar evidente o serviço prestado, de forma a detalhá-lo para que não se exija um serviço que não especificado no contrato;
  • Prazo de duração: deve-se levar em consideração a complexidade do serviço e o prazo que será necessário para a conclusão;
  • Remuneração: indicar o montante a ser pago pelo serviço prestado e as condições de pagamento (ex.: à vista ou parcelado) e a forma do pagamento (ex.: dinheiro, transferência bancária, boleto bancário, PIX);
  • Obrigações das partes: delimitar as obrigações individuais de cada uma das partes;
  • Hipóteses de rescisão contratual;
  • Foro para dirimir eventuais dúvidas e conflitos.

Para quem é indicado

Ao prestador de serviço, independentemente da natureza e da complexidade do serviço prestado, a elaboração de um contrato se mostra essencial para a garantia do prestador.

Do outro lado, para o contratante, ou seja, a quem o serviço será prestado, exigir um contrato auxiliará na avaliação do serviço, as condições do prestador, bem como será um norte para alinhar as expectativas.

Recomendações

A não formalização da prestação do serviços com a elaboração de um contrato entre as partes pode ser prejudicial no momento de se exigir o cumprimento de determinada obrigação verbalmente acordada entre as partes.

Conceber o contrato de forma específica e com cuidado evitará surpresas em eventual alegação de descumprimento contratual e, por consequência, poupará qualquer das partes de prejuízo.

Portanto, destaca-se novamente a necessidade de uma assessoria jurídica especializada para auxiliar na estruturação do contrato, de modo a elaborar o documento de acordo com o que fora alinhado entre as partes, bem como dispor de cláusulas que garantirão maior resguardo dos envolvidos.

A TheStartLaw é a NPS 9.2/10 segundo clientes

A startlaw tem nos ajudado muito a estruturar as demandas jurídicas da SDW. É um acompanhamento muito valioso que permite um crescimento saudável para nossa startup e uma tranquilidade para que nossa equipe possa focar no que realmente importa, nosso impacto social!

Anna Luísa Beserra

SDW For All

Perguntas frequentes

Uma lawtech especializada em consolidar as ideias que transformam o mundo através de sistema operacional inteligente que torna as coisas mais fáceis para Startups, com foco na organização da informação jurídica e automatização de contratos. Além de utilizar IA (inteligência artificial) para auxiliar na análise de evidências contratuais e revelar informações inexploradas em seu negócio.

Dedicamos nossos serviços para empreendedores e startups nacionais e internacionais que desejam se consolidar. Criamos planos de atendimento personalizados para certos estágios do ciclo de vida da organização. Você pode escolher o melhor plano adaptado às suas necessidades ou definir uma demanda pontual. Consolidamos seu negócio em cada etapa, desde a ideação ao exit.

Possuímos um extenso rol de áreas do Direito e Tecnologia abordadas por nossa equipe multidisciplinar.